Qualquer webmaster deve evitar ser penalizado por duplicar conteúdo. A Google atualizou recentemente as suas políticas de resultados no motor de busca e penaliza web sites que contenham conteúdo considerado duplicado. Em casos mais graves, a Google poderá até remover um determinado web site dos resultados de pesquisa, se este contiver demasiado conteúdo duplicado.
Evitar o conteúdo duplicado
A questão sobre “o que é conteúdo duplicado” não é tão fácil de responder como parece. A maioria dos webmasters que criam conteúdo original não estão conscientes de que estão, de facto, a duplicar conteúdo. Vários dos sites que contêm o que parece ser conteúdo duplicado são na verdade genuínos. A resolução para o problema é testar o HTML e o CSS. Aqui ficam algumas coisas que o webmaster deve ter em atenção:
- Ser consistente com os links internos. Se existir mais do que um link interno para o mesmo artigo ou post, assegure-se de que é utilizado exatamente o mesmo URL.
- Utilize o nome de domínio correto. Se o conteúdo estiver noutra língua para além do Inglês, o nome do web site deve refleti-lo.
- Evite ter conteúdo similar em duas ou mais páginas. Se duas entradas forem muito similares, tente combiná-las num único post.
- Aprenda mais sobre o seu CMS e assegure-se de que o conteúdo não está a ser mostrado em formatos múltiplos.
- Utilize o redirecionamento 301. Na maioria dos casos, somos redirecionados para o site pretendido quer escrevamos www.omeusite.com ou omeusite.com. A Google indexa ambos os nomes e todos os posts pelo menos duas vezes, com ambos estes nomes. Em muitos casos, a Google indexa o mesmo conteúdo com e sem a barra no final. Se o site não tiver um redirecionamento 301, isto significa que cada post irá acabar por ser indexado pelo menos 4 vezes. O redirecionamento 301 permite ao webmaster garantir que cada post apenas possui um único endereço.
- Assegure-se de que cada página possui um título e uma descrição diferentes. Se isto não acontecer, a Google irá assumir que as todas as páginas possuem conteúdo similar, mesmo que não seja o caso.
Como evitar a duplicação de conteúdo
Muitos webmasters duplicam conteúdo de forma inadvertida. Neste caso, o conteúdo duplicado consiste em conteúdo que já existem em um ou mais web sites. É bastante fácil utilizar material que já foi publicado na web. Uma pessoa que tenha lido um livro líder de vendas, por exemplo, poderá sentir-se tentada a postar um excerto do livro no seu site. O problema é que este excerto do livro já foi publicado noutros sites. Postá-lo de novo irá criar conteúdo duplicado.
A Google não dará uma boa classificação ao post, pois detetará que o conteúdo já foi postado noutros web sites.
Em vez de postar um artigo interessante, o resumo de um livro, ou mais conteúdos que provavelmente já estão na web, publique apenas o link para o assunto em questão. Alternativamente, poderá postar uma pequena e breve descrição do que se trata e depois escrever a sua própria opinião sobre o assunto. Embora isto dê muito trabalho, vale a pena.
A Google compensa a originalidade, direcionando os utilizadores para o web site ou blogue. Um webmaster que crie um web site para venda online deverá também criar os descritivos dos respetivos produtos e nunca deverá ceder à tentação de copia informação da Amazon ou de outros sites.
Resumo
O conteúdo duplicado não é apenas conteúdo que foi retirado de outro site. É também conteúdo que já foi publicado em vários URLs. Um webmaster inteligente irá assegurar-se de que o seu conteúdo é original e de que a Google o reconhece como tal.