Quando a página em que você clicou é carregada no browser, aparecem palavras à sua frente. Teoricamente, estas palavras deveriam fornecer conteúdo único ao utilizador.
Já alguma vez procurou por alguma coisa nos motores de busca como o Google ou o Yahoo, clicou num dos resultados, leu o texto, voltou aos resultados para consultar outras fontes, começou a ler uma nova página, e depois apercebeu-se de que o artigo era exatamente o mesmo que o primeiro, apenas com algumas palavras diferentes? Frustrante, não é? Qual é o objetivo de criar um artigo se não tem conteúdo único e original para oferecer aos seus leitores?
A Internet tornou-se um lugar bastante redundante. Existe quem acredite que só precisam de o levar à página, colocar algumas informações lá, e receber o dinheiro da venda de publicidade. Isto tem de acabar. Não é justo para o utilizador encontrar sites que plagiam texto. Os utilizadores têm o direito de exigir conteúdo único.
O Que é o Conteúdo Único?
O conteúdo único é material original, conteúdo criado exclusivamente para o site ou blog em que aparece pela primeira vez. Se for utilizado noutro local, deve ser citado de maneira correta, para que o utilizador saiba que não se trata de plágio.
Porque é que o Plágio é tão Frequente?
Existem várias razões. Existem escritores que criam artigos e depois os vendem várias vezes, a diferentes clientes. Os compradores sabem desta situação, mas não se importam. Os textos são baratos, e isso é que interessa. Arranjam um site com algumas palavras e vendem publicidade. Estas pessoas não vêem nenhuma vantagem em comprar conteúdo único, pois qualquer coisa serve. Quando o mercado fica saturado, com demasiados pedidos de reembolso, ou quando os anunciantes deixam de pagar pois não vêm resultados, os donos dos sites fecham-nos e abrem outros novos.
Sites com Conteúdo Semelhante
Se gastar algum tempo a ler os artigos, descobrirá que não só são bastante similares entre si, como entre sites com diferentes assuntos. Apenas mudam as palavras especificas do nicho a quem se dirige.
Este tipo de web sites causam vários danos para além de enganarem os utilizadores. Por gastarem muito tempo a desenvolver truques para o site estar bem posicionado nos resultados de pesquisa dos motores de busca, os donos destes sites acabam por prejudicar os negócios legítimos. Os clientes interessados em comprar um determinado produto acabam por ir ter a um site que apenas os confunde. A diferença pode não ser aparente e o consumidor pode acabar por comprar um produto de qualidade inferior, sem se aperceber.
Os donos de negócios verdadeiro, que gastaram tempo a criar um produto excelente e que pagaram para criar um site realmente bom, com um escritor verdadeiro a contribuir para o mesmo, perdem as vendas para o impostor.
Conteúdo Único para a Internet Evoluir
Caso contrário, não passará de regurgitações de vendedores de banha de cobra que se esforçam para enganar o maior número possível de pessoas. Se, em vez disto, pretendemos tornar a Internet num recurso para pessoas interessadas em aprender e em descobrir coisas novas e interessantes para comprar, serviços que estavam limitados a determinadas localizações geográficas, e muitas outras coisas que nem conseguimos imaginar, então devemos escrever textos interessantes e originais.
Se isto não acontecer, a Internet tornar-se-à uma mera sombra do que poderia ter sido. Sem conteúdo único, não existe nada para dizer que ainda não tenha sido dito, e isso é realmente triste.